quarta-feira, 29 de junho de 2016

g


              AS FOLHAS GUARDAM UM SEGREDO: VOCÊ                                                  SABERIA DIZER QUAL É?

Uma planta guarda um dos mecanismos vitais para a manutenção da vida. Esse mecanismo é quem faz contato direto com a luz do Sol, transforma-a e a armazena em uma outra forma de energia. Essa energia é então repassada aos demais seres vivos que a utilizam, mas não a renova!

Somente as plantas podem captar, transformar, armazenar, utilizar, doar e renovar a energia disponível no nosso planeta com eficiência maior que a de outros organismos.

O segredo está guardado nas folhas! porque é nas folhas que ocorre a fotossíntese que é o nome que se dá à esse processo de transformação de luz e calor em uma forma de energia que os outros seres podem utilizar.

Mas dentre as plantas gosto mesmo é das árvores, pois elas parecem se relacionar com a infância de todos nós. Quem nunca subiu numa árvore quando era criança? quem nunca percebeu que não é a mesma sensação que tivemos quando fazemos isso quando já estamos adultos? parece que as árvores e as crianças foram feitas umas para as outras. 

Desenho feito por mim
Mas quando ficamos adultos parece que o encanto passa e passamos a prestar menos atenção às nossas velhas amigas. E o pior, passamos a pensar em cortar "aquele pé de árvore" que está no quintal para ampliarmos a nossa casa! e assim matamos covardemente nossa amiga, sem dó nem piedade! ela que viu várias gerações crescerem, deu sombra e frutos, brincou com todos quando eram moleques...mas o pior não é nem isso, o pior é que estamos acabando com  aquele único ser dotado  do dom de continuidade da vida, que dá o alimento, que embeleza as paisagens com suas folhagens e flores, que faz gerar renda e riquezas com a venda de seus frutos, que pode renovar o ar que respiramos, que ajuda a chover...

Me lembro de uma mangueira que eu subi pela primeira vez e que passou a ser minha amiga de infância! eu brincava de balanço, arrancava as mangas maduras ou ainda verdes para comer com sal, eu gostava de ficar em cima dos galhos e ver tudo que acontecia do outro lado da rua, era um lugar que todo garoto gostaria de estar um dia. 

Desenhei para vocês uma folha da mangueira (mangifera indica) de manga-espada com detalhes de suas partes como bainha, pecíolo, limbo e nervuras. Aproveitei e coloquei suas divisões, pois achei interessante ver que cada pedaço tem um nome. Outra coisa interessante foi observar o quanto é complexa a estrutura morfológica e estrutural de uma folha e que sua anatomia diverge segundo à sua espécie. 





                Desenho da folha da manga-espada




                                         


                               Estruta  interna de uma folha; fonte: farmacobotanica.xpg.uol.com.br


Link para o vìdeo da Dança Das Folhas

                        https://www.youtube.com/watch?v=qcVNMbsGVvc

Nenhum comentário:

Postar um comentário