segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A SOMBRA NEM SEMPRE TRAZ CONFORTO!

     IMPACTO DAS SOMBRAS SOBRE AS EDIFICAÇÕES
fonte viagem.uol.com.br 

Comumente, em nome do"progresso", políticos fazem "obras faraônicas" como monumentos e edificações, onde pode  haver ou não estudos preliminares de impacto ambiental, Mas, quanto ao impacto nas edificações urbanas causarem desconfortos de temperatura ambiente, o que fazem? O que aconteceria se acaso a prefeitura de Ilhéus resolvesse colocar uma torre de 50 m de altura e volume de 125 metros cúbicos em plena  praça central? independente para que fosse sua utilidade, acredito que causaria um desconforto no ambiente interno e externo das edificações no raio de alcance dessas sombras!

Para verificar a veracidade dessa afirmativa, fiz um estudo da posição do Sol no dia 15/08/2016, partindo-se dos pontos cardeais e anotando-se o horário das sombras respectivas a cada hora. Esse princípio é modelado à partir da geometria plana, mas precisamente no Teorema de Tales. 

Esse teorema é muito útil para ser usado quando se tem feixes de retas paralelas, como no nosso caso. Sabemos que o raios do sol atingem a superfície da Terra em feixes paralelos e por isso podemos fazer uso desse teorema , que aliás foi com ele que, segundo a História, Tales de Mileto mediu a altura da pirâmide de Quéops, formando uma proporção com a sombra desta.

Para conseguir sua façanha, ele colocou uma estaca  fincada paralelamente à pirâmide e aguardou o momento exato em que os comprimentos das sombras fossem iguais. Na verdade, ele utilizou da semelhança de triângulos, onde as hipotenusas foram os raios de sol que atingiram a pirâmide e a estaca, formando essas sombras.

Utilizando-se do mesmo princípio, escolhi um poste de luz que fica`no passeio em frente à minha casa, onde passei a observar e tirar fotos do movimento das sombras em hora em hora a partir das 08;00 h da manhã, indo até às 16;00h do mesmo dia.

Inicialmente demarquei uma semicircunferência com auxílio de uma corda e risquei o chão. Em seguida comecei a tirar fotos sequencias das sombras em horários pré-determinados. À partir das sombras pude descrever a trajetória dos Sol, tendo por referência o Leste que fica do lado do oceano e à nossa direita.
Mapa com raios de Sol  no poste 
Em seguida, num papel A4 desenhei um a circunferência, onde coloquei os Pontos Cardeais a partir do Leste encontrado e então posicionei o poste no centro desta e desenhei as ruas.

Comparando as fotos que tirei com o círculo, desenhei os raios do sol em relação à minha casa e partindo deste fiz um novo círculo para a Praça Luis Vianna  que fica no centro de Ilhéus e local onde a prefeitura colocaria a torre.

Após isso, desenhei as ruas  e os mesmos raios de sol que tinha em meu primeiro desenho e coloquei as respectivas sombras. 

Com esse procedimento descobri que sem necessitar de cálculo algum, podemos verificar a varredura da sombra da torre sobre algumas edificações, como por exemplo, o Vesúvio, o Teatro e a Catedral, com provável pouca insolação à tarde. digo provável porque a torre tem uma largura na base de 5 m, o que deduz que ela tem uma largura considerável, portanto muito influente no alcance total da área atingida.

Lembrando que o raio dessas sombras variam muito com os dias por causa do movimento do sol em relação à Terra, podemos deduzir que, de qualquer forma, haveria desconforto ambiental nessas edificações, pois a torre teria posição fixa.
Mapa com raios de Sol na Praça Central

O  teorema de tales me deu ás 08:05 h, por exemplo, uma sombra de 9,3 m que é maior que a altura do poste que é cerca de 8 m padrão.  Logo pelo teorema  de Tales  temos:

triângulo retângulo formado
8/9,3 = 50/x , onde teríamos, para esse horário no dia 15/08/2016 uma sombra de aproximadamente 58,25 m que atingiria o Teatro e outras edificações como o bar Vesúvio e provavelmente a Catedral, além de muitos estabelecimentos comerciais. Se consideramos o volume da torre que é de 125 metros cúbicos em sua base, a área atingida seria em formato quadrangular devido a área da face ser 25 metros quadrados para todos os lados, que causaria maior número de edificações atingidas por área e não somente pelo comprimento. Pelo teorema de Pitágoras teríamos uma hipotenusa de 9,3² + 8² = x², onde x = 12,26 m, para o poste e  para a torre seria 50²+ 58,25²=y², onde y=76,76 m de comprimento aproximadamente, o que indica que a sombra teria longo alcance sobre os topos de edificações menor ou igual a esse comprimento. O ângulo para esse horário foi arctg (50/58,25) = 0,86 = 40,69° para coordenadas de Ilhéus  que tem latitude de -14, 8167 e  longitude de -39,0333,
 


Como a torre teria grandes dimensões, ela certamente causaria grande impacto negativo no local escolhido pela prefeitura. Alguns desses problemas seriam a umidade e os fungos ( bolor). Lembramos também que o sol é fonte de energia  que se comporta como partícula-onda e que se propaga em luz, calor, trazendo à terra parte desta enquanto a outra parte sofre reflexão, voltando para o espaço. Nesse caso, aqueles ambientes não serão aquecidos e não trocarão calor de forma eficiente.
Teremos um prejuízo de calor que retornará para o espaço a partir da reflexão na torre e não com o solo, que seria o correto.

Enfim, não considero uma boa ideia a construção dessa torre nesse local e sugeria um local mais apropriado e fora do perímetro urbano, uma vez que sabemos que daquele modo causaria grande desconforto térmico àquelas edificações além de irradiações magnéticas.

SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

Seja onde for colocada, a torre causaria impacto negativo porém, afim de minimizar esse impacto, poderia sugerir que esta fosse colocada em um lugar de mata que tenha morros de altura maior ou igual a da torre de forma que a suas sombras coincidam com a sombra desta, ou seja, fazer um estudo num local onde houver baixadas, onde houver grandes alturas e o próprio morro já faça sombra de raio maior ou igual ao de comprimento mais longo de sombra da torre, assim a torre ficaria a nível mais baixo ou igual de modo que suas sombras coincidam. Essa região é a porção noroeste de Ilhéus que, de acordo com o mapa do relevo, possui as maiores altitudes de Ilhéus. Apesar de ficar na bacia do Almada, bastante degradada, acreditamos que não causaria tanto impacto, uma vez que a colocaríamos  entre morros, de forma que as sombras dos morros e da torre  se sobreponham, uma vez que uma sombra com outra sombra sobreposta formam uma única sombra,  conforme explicamos. vejam o desenho:
locação da torre na região noroeste de ilhéus ( de maior  relevo)





Mapa com simulação das sombras da torre na praça central


 Algumas fotos das sombras no poste:


sombra às 08:05 h  no poste.

sombra ás 09:00 h  no poste

sombra ás 10:01 h no poste

sombra ás 11:00 h no poste

sombra ás 12:00 h no poste

sombra ás 13:00 h no poste


sombra às 16:01 h no poste














Nenhum comentário:

Postar um comentário